domingo, 11 de março de 2012

Após um Ano do Terremoto, Tsunami e Desastre Nuclear do Japão!

Boa Tarde Minna! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje, completou 1 ano do desastre natural que ocorreu no Japão. Vou, neste post, relembrar o que aconteceu desde aquele dia!

11/03/2011 - O Dia do Desastre

Muitas pessoas falando sobre o desastre que havia ocorrido na costa nordeste do Japão. Um terremoto de magnitude 8,9 na escala Ritcher. Logo após o tremor, um forte tsunami atingiu a costa do Japão. As áreas mais afetadas foram as províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima. Depois disso, ainda teve mais tragédia, quando alguns reatores da Usina Nuclear de Fukushima, explodiram. Este incidente foi tão forte, quanto o de Chernobyl em 1986, que obrigou o governo a isolar uma área de 20 Km ao redor da usina.

12~31/03/11 - Início da Recuperação.

Pessoas de Todo o mundo começaram a enviar orações, donações, e também viajaram até as regiões afetadas para ajudar na reconstrução do Japão. Mesmo assim, mais desastres aconteciam, com os vazamentos da Usina, além de explosões e incendios. Números de mortos e desaparecidos aumenta a cada instante e a preocupação também aumenta. Todos nós ficamos aflitos, principalmente aqueles que gostariam de estar lá para ajudar e confortar as famílias que perderam casas, parentes e bens. Também outros tremores vieram a ocorrer, mas sem chances de outros tsunamis. Mesmo assim, várias pessoas do mundo tudo estavam fazendo de tudo para ajudar.

Abril~Julho/11 - A Recuperação conjunta com Desastres.

Já se fazia 1 mês do terremoto, e mais desastre acontecia. Um outro tremor atingiu o Japão e fez com que o 4º Reator da Usina Nuclear de Fukushima pegasse fogo.O Japão já tinha calculado mais de 13 mil mortos. Achavam corpos a mais de 400 Km do local do incidente, além de um preconceito desnecessário contra as pessoas que moravam na região afetada (como neste caso: "Uma menina de oito anos originária de Minamisoma, localidade situada a 20 km das instalações atômicas, foi recusada por um hospital da cidade de Fukushima porque ela não tinha certificado de não radioatividade, informou o jornal local", o que pra mim, é um absurdo). Mesmo assim, os Japoneses estavam lá, ajudando a reconstruir o local atingido. Dois meses depois, o Japão contava com mais de 25 mil mortos e foi neste dia em que o Imperador Akihito visitou as vítimas do desastre pela primeira vez. Mesmo assim, os tremores não paravam de sacudir a costa nordeste japonesa. E com esta dificuldade, o Governo disse que precisaria de mais tempo do que o previsto para reconstruir. Sem cessar a reconstrução, tudo foi seguindo, com certos tropeços e desastres, mas foi seguindo. Até que, depois de um tempo, isto foi perdendo o "interesse" na mídia e quase não se falava mais do Terremoto, nem da recuperação do Japão. Mesmo sem uma fonte certa, nós do mundo todo, sabiamos que o Japão estava trabalhando fundo na recontrução.


Julho/11~Fevereiro/12 - Poucas notícias.

Dentro deste período, ficamos quase sem informações sobre o que se passava em terras Japonesas, apenas que a reconstrução ocorria. Também haviam ainda doações que o Japão recebia para ajudar na reconstrução, como a do Brasil, que doou 4 Milhões de reais. Soubemos que, no primeiro dia do ano, o Japão sofreu com um terremoto.Também foi falado sobre o Shinsai Kara 1 Nem "Ashita e" Concert, que aconteceu ontem (10/03/12) relembrando do desastre.

Março/12 - Após um Ano.

Foi neste mês em que voltaram as notícias sobre o Desastre. Para ser mais exato, foi nesta semana em que os Jornalistas voltaram a falar da recontrução do Japão. Na sexta-feira passada(dia 09/03), o Jornal Hoje® Comentou sobre a cidade de Kesennuma, onde na reportagem, eles falaram sobre como a cidade está sendo reconstruida, e que, em alguns bairros, os moradores preferiram reconstruir suas casas longe do local onde eram, pelo medo que existe. Também foi dito que a reconstrução teve um orçamento de 400 Bilhões de Dólares. Foi também neste mês que falaram que o Japão voltou a atrair turistas de todo o lugar do mundo (o que acho um atraso falar que foi só neste mês, já faz um tempo em que as pessoas voltaram a visitar o Japão. Claro, eram poucas as pessoas que iam para as partes afetadas, mas havia ainda um turismo tecnicamente grande no Japão). No mais, o Japão ainda está em Reconstrução, em ritmo acelerado e sem descançar. Todo mundo quer que o Japão se recupere o mais rápido possível!

Nippon Ganbare



0 comentários:

Postar um comentário