quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Origem do Hashi, como utilizá-lo e como não cometer gafes!

Boa Noite Minna! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje falarei um pouco sobre a origem do Hashi (onde muitos brasileiros dizem "ah, aqueles palitinhos/pauzinhos pra pegar a comida..."). Dizem por aí, que os Hashis (箸) começaram a ser usados em meados de 2.500 (Dois mil e Quinhentos) anos antes de Cristo(a.C.). Alguns dizem que os primeiros foram usados apenas para suporte para assar/grelhar as carnes na churrasqueira. Mesmo com tudo isso, o Hashi não é originário do Japão, como muitos pensam, mas sim da China. A palavra em Mandarim para o Hashi é 筷子 (kuàizi) onde o primeiro kanji 筷, significa: "objetos de bambu para comer rapidamente".



Os Hashis são muito mais higiênicos que os nossos famosos talheres, garfo, faca e colher. Eles também podem ser produzidos de vários materiais. Os mais famosos são os de Bambu, madeira e atualmente os de plástico. Toda a culinária oriental é meio que "preparada" para ser comida usando Hashis. Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.
No Japão existe um outro tipo de Hashi, chamado de saibashi (菜箸 ou さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega.

Como usar o Hashi?

  1. Ponha um hashi entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.
  2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro hashi como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois hashis estão alinhadas.
  3. Alavanque o hashi de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.
  4. Com prática suficiente, os dois hashis funcionam como uma pinça.



Deve-se lembrar que os Hashis sempre são manuseados pela mão DIREITA. Com a Esquerda, deve-se pegar as tigelas e os outros pratos.

Como Não cometer Gafes?

  • nunca cruze o hashi;

  • segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;
  • nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;
  • quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.
  • não espete o hashi na comida. É considerada uma gafe (shinda toki). É costume no Japão, espetar o hashi em um pote de arroz e conduzi-lo do velório ao cemitério.
  • não passe comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira.

  • é falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi
  • não movimente pratos ou tigelas com o hashi.
  • o correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer.
  • quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashi para cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.


Gostaram do Post? Já sabiam alguma coisa sobre os Hashis? Sabem comer de Hashi? Acha difícil? Vai tentar aprender? Comente aí!!






3 comentários:

Quando cheguei no Japão foi um pouco difícil fazer todas as refeições com hashi mas agora já estou até cozinhando com saibashi! Meu marido só come com hashi e se eu não usasse não iria aprender hehehe. Em alguns restaurantes não tem hashi mas em outros só tem hashi então o uso tem que virar um hábito nesta terra de olhos puxados.

Já estou craque na utilização de hashi. Aqui vc tem q se adaptar, pois em alguns restaurantes vc só encontra hashi. Outro dia, tive q comer hamburguer de hashi! Estranho né.

Adorei o post!
Beijos

Hamburguer de Hashi realmente é estranho!! Mesmo assim, acho que já sou um pouco acostumado... 'vira e mexe' estou comendo com Hashi!! Esses dias pra trás (na segunda e na terça) fui a um restaurante japonês com meus amigos, e eles deram talher e eu perguntei se nao tinha Hashi!! Dai eles me deram... Meus amigos que me viram pegar o hashi quiseram pegar também!! TODO MUNDO COMETENDO GAFE... o melhor ainda é o meu amigo que não é muito ligado ao Japão, espetando o tofu com o Hashi kkkkkkkk eu ri, mas briguei com ele, e expliquei!! *-* Amanhã novamente estarei indo pro restaurante!! ^-^v

Obrigado pelos Comentários!

Postar um comentário