sexta-feira, 11 de março de 2011

Tragédia no Japão

Tremor de magnitude 8,9 e tsunami atingem costa do Japão; 32 morrem


Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira, seguido de um tsunami com ondas de até dez metros de altura, causando aos menos 32 mortes e sérios danos a diversas cidades da região, segundo autoridades locais. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, muitas delas de magnitude 6.0. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.
O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.
"O terremoto causou grandes danos a vastas áreas no norte do Japão", afirmou o premiê Naoto Kan em uma entrevista coletiva.
Com o tsunami, grandes barcos de pesca e outras embarcações invadiram cidades, levados por altas ondas, batendo contra viadutos em algumas localidades. Imagens da TV japonesa NHK e da emissora americana CNN mostram veículos virados e parcialmente submersos.
Ondas de água lamacentas varreram a cidade de Sendai, atingindo edifícios, alguns em chamas, enquanto carros tentavam fugir. O aeroporto de Sendai, no norte de carro, foi inundado com carros, caminhões, ônibus e muita lama ficou depositada em suas estradas. Incêndios se espalharam por uma área da cidade, informou a NHK.
"Nossa avaliação inicial indica que já há danos enormes", afirmou o porta-voz do governo, Yukio Edano. "Nós faremos o máximo de esforço de assistência."
Segundo ele, o Ministério da Defesa está enviando tropas para a região atingida. Um avião e diversos helicópteros já estão a caminho.
Um grande incêndio atingiu a refinaria de petróleo Cosmo, na cidade de Chiba (perto de Tóquio). Bombeiros tinham dificuldades para lidar com as chamas, que chegaram a 30 metros de altura.
A agência de desastres afirmou que ao menos 32 pessoas morreram no tremor seguido por tsunami.
As vítimas incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital.
O tremor também paralisou em todo o país os serviços do "shinkansen", o trem-bala japonês. Em Tóquio foram desativados os serviços de metrô e de trens suburbanos, e passageiros foram retirados do aeroporto de Narita. Relatos também indicam que a comunicação por celular foi cortada.
O principal aeroporto de Tóqui foi fechado. Já uma grande parte do aeroporto de Ibaraki, 80 quilômetros a nordeste de Tóquio, desmoronou.
Cerca de quatro milhões de casas estão sem energia elétrica em seis províncias do país, segundo informaram as autoridades.
O Japão, situado no 'anel de fogo do Pacífico', sofre frequentes terremotos, que raramente causam vítimas devido às rígidas normas de construção vigentes no país.
Após o terremoto que ocorreu há dois dias no país, a Agência Meteorológica japonesa advertira que durante uma semana poderia haver réplicas, embora tenha sido estimado que a intensidade máxima seria de magnitude 4 pela escala japonesa --cujo nível máximo é 7.
O último terremoto de grandes proporções a atingir o Japão havia sido em 1932 em Kanto --o tremor, de magnitude 8,3, matou 143 mil pessoas, segundo o USGS.
Em 1996, um outro tremor, de magnitude 7,2, deixou 6.400 mortos na cidade de Kobe.
O Japão está situação do "Anel de Fogo" --um arco de regiões de terremotos e vulcões que se estende pelo Pacífico e onde cerca de 90% dos tremores do mundo ocorrem.
Um deles, de magnitude 8,8 no oceano Índico e que foi seguido por um tsunami, matou estimadas 230 mil pessoas em 12 países em 26 de dezembro de 2004.

Pego por Bol
pois é galera...estou muito triste..;/

agora, fico até de luto, pr essas 32 pessoas.


até mais.

0 comentários:

Postar um comentário