quarta-feira, 23 de março de 2011

Tsurus (つるす)

Depois dos acontecimentos no Japão, eu sempre tento trazer noticias, só que esta, é mais alegre...
Vamos fazer origami.
^^


Como todos sabem, no dia 6 de agosto de 1945, a força aérea dos EUA lançou uma bomba atômica na província de Hiroshima, com capital de mesmo nome. Uma menina de dois anos de idade, Sadako Sasaki, sobreviveu ao ataque.
Sadako, ainda assim, era muito saudável e ativa. Gostava muito de praticar esportes e, em sua escola, nunca perdia uma corrida para as outras crianças as quais vulgo comuns — isso porque não foram expostas à radioatividade.
Em dezembro de 1954, ela apresentou os primeiros sintomas de uma doença fatal: leucemia, provocada pelo contato com a radiação. Logo foi hospitalizada, mas lutou por sua vida. Sua coragem e determinação impressionavam os colegas de classe.
Certo dia, sua melhor amiga, Chizuko, foi visitá-la. Ela levou um pedaço de papel quadrado e dobrou-o várias vezes. Assim que terminou, disse: “Conta a lenda que quem fizer mil tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar terá bons resultados. Aqui está o seu primeiro”.
Sadako fez vários origamis. Em 25 de outubro de 1955, fez seu último, totalizando cerca de 650. Não teve forças para continuar e faleceu. Seus colegas de classe fizeram questão de completar os mil, dobrando o restante que faltava. Além disso, levantaram fundos para construir o Children’s Peace Monument em um parque, para homenagear as crianças mortas pela bomba.

Para quem não sabe, tsuru é o mais famoso dos origamis, e também ave sagrada do Japão. Quem estiver interessado em montar os origamis, segue o vídeo de como fazê-los.


Certinn?

0 comentários:

Postar um comentário