sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

História do Miojo e !!! CupNoodles Museum

Voltando aqui, para falar um pouco da história do Ramen(lamen, Miojo - らめん) e sobre o Museu da CupNoodles no Japão.

Momofuku Ando


Conhecido no Brasil por Miojo, ou Macarrão Instantâneo, o ramen foi inventado por Momofuku Ando (*1910 - Taiwan; + 2007 - Ikeda). Seu primeiro produto lançado foi o Chiken Ramen, este teve que superar a estranheza e o receio entre os vendedores para chegar às prateleiras. Mas ele teve ótima aceitação do público, logo depois que saiu no mercado no dia 28 de agosto de 1958, apesar de custar quase o mesmo preço de uma tigela de macarrão servido na rua, ou seja, ¥ 35. Em menos de um ano, a produção diária do Chicken Ramen cresceu de 300 para 6 mil porções. Ele é considerado o responsável por uma das maiores influências sobre a cultura gastronômica japonesa, os macarrões instantâneos de frango (“lamen”), que inventou em 1958. Segundo ele mesmo gostava de contar, a idéia de criar o produto surgiu pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando viu uma longa fila de gente esperando para conseguir uma sopa de macarrão. Ele dizia que:

só haveria paz no mundo quando o povo tivesse comida suficiente




Neste ano, no dia 17 de Setembro, foi fundada a Cup Noodles Museum, que nada mais nada menos é um museu do miojo. Pelo Ramen ser parte da vida de muita gente, eles decidiram criar esse incrível museu. O museu foi patrocinado pela empresa japonesa de produtos alimentícios Nissin Food e a Fundação Ando. No museu, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história surpreendente do Cup Noodles, desde o Chicken Noodle, o primeiro ramen que deu origem à todos os tipos que temos hoje. Além disso, os visitantes também poderão ver de perto como o ramen é preparado, ou seja, todo o processo de desidratação do macarrão até ele estar pronto para ser consumido.

Também é possível o visitante criar o próprio sabor do Ramen, escolher uma cobertura e ainda fazer a própria embalagem. Para as crianças agitadas existe o Parque Cup Noodles, um parque interativo onde elas podem ver todo o processo de criação de um jeito divertido. Para quem quer saber mais da história do Fundador, há, dentro do museu, o Teatro Momofuku, onde é apresentado um filme sobre a vida do fundador da Nissan Foods.


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=JYnosRDxKCE?feature=player_embedded]

Para quem lê o blog do Japão e quiser dar uma visitada por lá aqui vão algumas informações sobre:


  • Funcionamento: 10:00 às 18:00 (entrada permitida até às 17:00).
  • Fechado: às terças-feiras.
  • Admissão: 500 ienes
  • Menores de 18 anos: Entrada Franca
  • Tempo médio de visita: 20-60 minutos
  • Endereço: Naka-ku, Yokohama, Shinko 2-3-4.
  • Acesso de trem: 8 minutos do Minato-Mirai (Minato-Mirai line)
  • Tel: 045-345-0918

Por enquanto é isso minna, até mais!


#Bônus

Achei esse comercial da Cup Noodles um tempo atrás na internet é bem legal! Amei

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=dL8-fxXKB-k?feature=player_embedded]

Agora sim! Até minna!

1 comentários:

Nossa! Essa eu não sabia não.... Muito bom esse post.... Eu gosto muito de miojo, mas eu não sabia que a Nissin era Japonesa...
O que eu sei é que se não fosse os Japoneses, o mundo não seria metade do que é hoje....

Postar um comentário