domingo, 11 de dezembro de 2011

Notícias de Fukushima

Boa tarde minna, tudo bem com vocês? Espero que sim! Ontem, meu computador não ajudou muito e acabei ficando sem postar, por isso peço desculpas. Mas hoje, para compensar, estou trazendo notícias sobre Fukushima. Ultimamente, eu só estava falando do mundo POP Japonês, mas deve-se lembrar que o blog também traz notícias sobre o Japão em si. Trazendo em apenas um post, 2 notícias sobre o Japão!

Usina nuclear de Fukushima

Tepco diz que água contaminada de usina vazou para mar


Pelo menos 150 litros de água contaminada vazaram da usina nuclear de Fukushima para o mar no último final de semana. A água continha 26 bilhões de becquerels de substâncias radioativas, como o Estrôncio. Esses 26 bilhões equivalem a 12% da quantidade que a usina pode liberar ao meio ambiente durante um ano.
Segundo a própria TEPCO, o vazamento da água contaminada para o mar não implica em riscos de saúde. A companhia explicou que se uma pessoa adulta comer peixes da região todos os dias vai absorver em um ano 0,0037 microsievert de radiação, que é 1/600 do montante que o organismo recebe na natureza.

No último domingo (Dia 04/12) foi descoberto que houve um vazamento de 45 toneladas de água contaminada com estrôncio radioativo.A água vazou de uma calha do sistema de descontaminação, e segundo peritos, parte dela chegou ao mar. Para conter o vazamento, a TEPCO montou uma barreira de sacos de areia.


Tepco enfrenta ira de pescadores sobre água contaminada

Pescador no porto de Hitachi, em Ibaraki
Ao que parece, a Empresa de Fukushima estava querendo despejar a água tratada no mar, após a contaminação radioativa. Porém, vários grupos pesqueiros não gostaram da ideia e protestaram contra tal decisão. A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina de Fukushima, que foi atingida por um massivo tsunami em março e desencadeou o pior acidente nuclear em 25 anos no mundo, disse estar ficando sem espaço para armazenar parte da água que foi tratada na usina devido ao influxo de água do solo.

O Porta-voz da Tepco, Junichi Matsumoto, disse aos jornalistas: "Gostaríamos de aumentar o número de tanques para acomodar a água, mas será difícil fazer isso indefinidamente"
Segundo ele, a usina provavelmente atingiria sua capacidade máxima de armazenagem, de aproximadamente 155 mil toneladas, em março ou perto dessa data. A Tepco pretende estudar novos meios para lidar com o resíduo radioativo e deve apresentar suas propostas à agência reguladora do setor nuclear para aprovação.
Kenji Sumita, professor emérito da Universidade de Osaka e especialista em Engenharia Nuclear disse: "O governo não deveria, não deve, aprovar um plano que permita à Tepco despejar no oceano a água tratada. A realidade é que a armazenagem semipermanente é a única solução disponível diante das limitações tecnológicas atuais. A Tepco pode ter de encontrar espaço de armazenagem e buscar uma descoberta tecnológica nos próximos anos que permita à empresa condensar e reduzir consideravelmente o volume de água contaminada."

Essa dificuldade é um passo atrás para a Tepco que estava progredindo muito bem com o processo de limpeza. A Tepco construiu um sistema de resfriamento que não requer mais o bombeamento de grandes quantidades de água, além de outro mecanismo, baseado em tecnologias da França, EUA e do próprio Japão, para descontaminar uma grande piscina de água que abastecerá o sistema de resfriamento. A empresa disse estar avaliando o potencial impacto ambiental de jogar fora a água que estava acumulando na usina, mas se for obrigada a tomar essa decisão, despejaria a água que tiver o menor efeito no ambiente.

Dezenas de milhares de toneladas de água contaminada com radiação se acumulam no começo da crise na usina, localizada a 240 quilômetros a noroeste de Tóquio, depois que a Tepco tentou resfriar os reatores com água coletada, em sua maior parte, do oceano. O resfriamento era necessário para evitar o superaquecimento dos reatores após o derretimento das barras de combustível.

é isso minna! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário