sábado, 17 de dezembro de 2011

..:: Nihon Blog ::.. Apoia #TezukaDay

Osamu Tezuka nasceu a 3 de Novembro de 1928. Iniciando sua carreira nos akai-hon – os livros vermelhos das editoras de Osaka que atendiam às locadoras de quadrinhos de seu tempo. Quando iniciou sua carreira nos quadrinhos japoneses, antes mesmo da Segunda Grande Guerra, eles refletiam a influência das tiras de jornais americanas, sim, mas tinham uma natureza completamente distante do que conhecemos como manga nos dias de hoje.


Ele aplicou um verdadeiro desfibrilador no coração de seus leitores ao introduzir a narrativa cinematográfica na obra considerada o marco zero da estética manga: Shin Takarajima, em 1946. A reação geral fez com que muitas pessoas se sentissem estimuladas a entrar no ramo, mas ele poderia ter sido simplesmente um autor pioneiro destinado a ser superado por todos aqueles que viessem depois. Não foi isso o que aconteceu.
Tezuka era inquieto e criativo, sempre explorando novas possibilidades. Definiu o que conhecemos como estética manga, estabelecendo os princípios da narrativa que a guiam até hoje. Apaixonado por cinema, normatizou o modo de inserir sua linguagem em quadrinhos, transformando os mangas em uma mídia visual, dinâmica e intensa – uma linguagem a parte dentro do universo da arte sequencial. Ao produzir o primeiro desenho animado para a televisão, criou os princípios básicos que definiriam aquilo que chamamos de anime hoje em dia. Criou personagens legendários como Kimba e Astro Boy, simbólicos para a produção japonesa. Enveredou por todos os gêneros possíveis, deixando sua marca em todos eles.



Produziu para crianças e adultos, foi inimaginavelmente prolífico. Suas histórias oferecem novas leituras, flutuando acima dos modismos e da passagem do tempo. Como autor ele trafegou e deu início a tantas vertentes que dificilmente outra pessoa teria feito o que ele fez: semeou todos os caminhos pelos quais o manga e os animes iriam crescer depois dele.
É por essa importância aos mangas e animes desse grande mestre que estamos prestando nosso pequeno tributo: o Tezuka Day. Blogs, vlogs, podcasts e artistas estão tirando este dia 17 de Dezembro para dedicar à obra de Tezuka. Ainda é pouco, visto sua importância, mas fica o registro e o nosso respeito, que você leitor, possa respirar do manga como o mestre Tezuka respirou.

Texto Feito por Equipe #TezukaDay


Comentário da Gabi-Chan e do Batata


Gabi-chan: Pra mim o Tezuka foi o maior mangaká de todos os tempos, todas as suas obras tem uma originalidade e genialidade incríveis, ele aborda os temas de um jeito único e sempre tem um toque de comédia *0* além de que, se hoje existem animes e mangás temos muito a gradecer a ele. Então... não só pra mim, mas para muita gente, ele é um grande mestre. ♥ Ah, o mangá dele que eu mais gosto é Dororo ♥ e astro boy também ♥ minha infância *u*


Batata: Mesmo não conhecendo muito as obras de Tezuka, sei que ele foi um grande e importante mangaká! Sim, eu assistia Astro Boy, não era muito fã, mas assistia! Porém, O primeiro mangá que eu ganhei na minha vida, quando tinha apenas 5 anos de idade, foi uma obra de Tezuka: A Princesa e o Cavaleiro. Ano passado, um anime que gostei de assistir, mesmo assistindo apenas alguns episódios e ainda dublados, foi Black Jack, que passava no antigo canal Animax. Obrigado Tezuka! O(≧∇≦)O イエイ!!

Museu



O museu de 1400 m² inaugurado em 25 de abril de 1994 tem três andares. No subsolo, há uma "fábrica de desenhos" em que os visitantes podem fazer suas próprias animações, além de uma maquete da cidade de Takarazuka e uma réplica da mesa em que Osamu Tezuka trabalhava.
No andar térreo, no caminho antes da entrada do prédio, se encontram imitações das mãos e pés de diversos personagens de Tezuka (como em uma verdadeira calçada da fama) e do lado de dentro, no hall de entrada, réplicas da mobília de "A Princesa e o Cavaleiro". No mesmo andar, se encontra uma exposição permanente de mangás e uma sala para a exibição de animes. A exposição é dividida em duas partes: Osamu Tezuka e a cidade de Takarazuka e Osamu Tezuka, o autor.
No primeiro andar, são realizadas as exposições temáticas e estão disponíveis uma biblioteca, com quinhentas obras de Tezuka, uma videoteca e uma sala de descanso com a decoração inspirada em "Kimba, o Leão Branco".
Há ainda um observatório de vidro que representa o planeta Terra e é baseado em um livro escrito por ele em sua infância chamado "Salvem a Terra de Vidro". -wikipedia

É isso minna! Até mais! Espero que tenham gostado!

Osamu Tezuka fez parte da sua infância? Comente pelo Facebook ou pelo próprio Blogger!

0 comentários:

Postar um comentário