domingo, 29 de janeiro de 2012

Setsubun

Boa Tarde minna, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje estou trazendo um costume Japonês. o Setsubun (節分), que significa "separar uma estação da outra", ocorre no dia anterior a transição do Inverno para a Primavera no Japão. Ocorre normalmente no dia 03 de Fevereiro, e neste dia, as famílias fazem um ritual chamado Mamemaki (Jogar grãos de Soja).


Normalmente, o Mamemaki é feito pelo Toshiotoko, que pode ser qualquer pessoa da família, desde que seja do signo chinês correspondente ao do ano (Neste ano, quem será o Toshiotoko, serão as pessoas do Signo de Dragão). Outra pessoa é escolhida para ser a pessoa vestida de demônio (oni), e sair para fora de casa jogando grãos de soja torrados. Enquanto isso ocorre, os membros da família cantam repetidamente para que o Demônio e a má sorte vão embora, e que a sorte esteja na casa! "Oni wa soto! Fuku wa uchi! (鬼は外!福は内!)".



Como os japoneses acreditam que a soja é um símbolo de purificação, após o término deste ritual, eles comem a soja. É importante dizer que, a pessoa tem que comer os grãos de soja de acordo com a sua idade. Se a pessoa tem 50 anos, ela terá de comer 50 grãos, se te 14 anos, 14 grãos, etc. Além da Soja, também se come um sushi especial, chamado Ehoomaki (Enrolado e virado pra sorte). Ele não pode ser cortado em rodelas, pois os japoneses acreditam que se cortarmos, estaremos rompendo a sorte. O Ehoomaki é direcionado na direção da sorte (depende de cada ano) e deve ser comido de olhos fechados e fazendo um pedido.


Gostou do Post? Conhecia o Setsubun? Você faz o ritual na sua casa? Se não faz, gostaria de fazer? Comente aí!

1 comentários:

Estou preparando um post com o msm tema! Adorei o texto, linguagem clara, simples e bem explicativo!
Bjos
Thais Fioruci

Postar um comentário