sábado, 10 de setembro de 2011

Moda Japonesa - o Kimono

Bom dia/tarde/noite minna, tudo bem??
Espero que sim, eu peço mil desculpas por não ter postado ontem D; Tive uns problemas técnicos com o meu computador!! Mas vamos ao post!



No Japão antigo era comum todos se vestirem com o Kimono, mas, como tudo evoluiu, não é todo mundo que ainda se veste. O Kimono sempre esteve presente na História do Japão, e foi assumindo a forma que é vista hoje em dia. A Cor mais usada antigamente era o Azul ou o índigo que era o normal, o vermelho e roxo representava riqueza, o branco era extremamente sagrado e para templos e a cor laranja ocre era usada somente pelo imperador. Até hoje, apesar de não ser mais proibido usar cores diferentes, existe um respeito altíssimo e quase ninguém ousa "quebrá-lo", principalmente para as mulheres, onde as mangas curtas só são usadas pelas casadas e mães de família(abaixo), e as mais longas para as jovens e solteiras(ao lado).

 O Kimono carrega uma simbologia muito forte, onde o processo de vestí-lo é como se fosse um ritual, além de não conseguir fazer isso sozinho. Por esse fato, algumas pessoas fazem um curso de "Como vestir um Kimono" para, além de aprender, ensinar as pessoas próximas e ajudá-las a se vestir. Primeiro se Veste o Nagajuban, uma espécie de pré-kimono para proteger o kimono normal de suor ou o contato excessivo com a pele!  (ao lado >)

Além do Nagajuban existem outros tecidos atoalhados que protegem o Kimono também, e a cada dobra, a cada peça colocada, é sempre visto com perfeição.

O Kimono começou a cair em desuso depois da Revolução Meiji e deu espaço às roupas ocidentais da época. Mesmo com isso, a tradição nunca foi deixada para trás. Nos dias de hoje, mesmo com a correria das cidades urbanizadas, a vida difícil e trabalhosa, a sociedade ainda valoriza muito as vestes. As mães ainda guardam muito dinheiro para comprar um lindo Kimono para a filha sair no Seijin no Hi - Que acontece no dia 15 de Janeiro sendo comemorado por todas as pessoas que tem 20 anos completos, pois é o dia da Maioridade (sim, no Japão não é 18 como no Brasil, é 20)



Após sairem nas Ruas vestidos com Kimonos (ou não, como no caso da foto acima) eles saem com seus grupos para festejar (dançar e beber). Existem outras comemorações onde se usa o Kimono, tal como a Festa de Ano novo, o Hanami(festival da primavera para ver o desabrochar das sakuras), Hanabi (festival dos fogos de Artifício) e muitos outros. Mas o Kimono em si é muito quente, fazendo com que no Verão ou em dias quentes, ele seja substituído pelo Yukata, que não deixa de ser um Kimono, porém ele é mais fresco, com tecidos leves e apropriados para este clima. Em Kyoto, antiga capital do Japão, onde a tradição de Gueixas e Samurais se mantêm viva até Hoje, O Kimono se tornou um uso até com pessoas mais jovens, e até como uma moda. Lojas que alugam Kimonos se tornaram muito famosas, onde, por mais ou menos 5.000 ienes (Por volta de R$ 104,80 [feito a conversão hoje às 13:03 do dia 10/09/2011] ) você pode alugar um Kimono muito bonito por um dia. Sendo, nessas lojas, cabides cheios de Kimonos e acessórios onde você é vestida por uma profissional e até ganha um penteado especial no cabeleireiro no próprio lugar. Para homens o trabalho é mais barato (4.000 ienes > R$ 86,72 ), e ganha as mesmas coisas que a mulher.

Muitos casais combinam de ir em lojas, alugar o Kimono e sair desfilando pela cidade!



Com essa imensa adoração por Kimonos, muitos estilos adotam também o uso de Kimonos. Em Harajuku é muito comum ver algumas pessoas combinando os estilos famosos com o Kimono. Temos o Wa-Lolita (onde não falei no post, sobre lolitas, estava esperando a hora certa) sendo um dos estilos combinados mais conhecidos. Trazendo o Kimono com babados e saia rodada. As marcas Body Line e Lacrima trabalham com esse estilo muito bem!
o Visual Kei também entra no Jogo com marcas como a H.Naoto e a Gouk Onde a H.Naoto faz mais o estilo gótico e punk, e a Gouk faz as suas peças com estampas japonesas e modelos inspirados no típico japonês.

Wa lolitas:
Visual Kei:

Apesar de Toda a influencia ocidental no Japão, apesar de todo a modernização, eles ainda mantêm a sua cultura vivíssima. É muito bom admirar o novo e o antigo juntos em uma só combinação.

É isso minna! (post gigante, gomen!! mas valeu a pena)
Até mais!!
Hoje, é possível que fique só nisso... pois tenho que sair D;
Mas amanha tenho o dia inteiro!! XD
Até

2 comentários:

Q lindoooooooooooo!!!!!!!!!!
Arigatou oni chan Batata!!!!!
São lindos esses kimonos!!!
Quero um pra mim!!!!

Adorei o post! também queria um kimono mas são realmente muitos caros!
Beijos

Postar um comentário