quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Taifu / Tufão Roke

Boa noite minna, tudo bem? Espero que sim!
Bom, não sei se todos ficaram sabendo mas um Tufão está passando pelo japão desde ontem. Ele, desde quando chegou já causou mortes e no primeiro dia deixou 200 mil casas sem energia elétrica e 87 mil moradores tiveram que procurar abrigo. Mas no dia anterior (na Terça Feira dia 20/09) 400 mil famílias foram aconselhadas a saírem de suas casas por culpa do tufão. Mesmo assim, ele chegou com muitos estragos.

Na Tarde de Ontem, o jornal Chunichi já falava em 15 mortos. O corpo de um homem de aproximadamente 60 anos de idade foi encontrado na beira do rio Shounai, em Nagoia (Aichi), onde houve alagamentos por causa das fortes chuvas. Uma segunda morte foi registrada na capital de Aichi. O tufão se movia a uma velocidade de 50 quilômetros por hora e estava passando por Kofu (Yamanashi) às 18h desta quarta-feira, em direção nordeste.

Na Tarde desta quinta feira (hoje) mais de 1 milhão de pessoas foram aconselhadas a deixarem suas casas e procurarem abrigos. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o Tufão estava a 210 quilômetros leste-sudeste da ilha de Tanegashima, no sul do país, deslocando-se no sentido leste-nordeste a 20 quilômetros por hora às 17h.

"Em Aichi, fortes chuvas estão fazendo alguns rios transbordarem. Eu gostaria de pedir às pessoas para que tenham muito cuidado com potenciais desastres devido às chuvas torrenciais, fortes ventos e altas ondas", disse uma autoridade da agência em coletiva de imprensa.

A Cidade de Nagoya pediu ajuda às forças militares do Japão, conhecidas como "As Forças de Auto-Defesa", que enviasse tropas de prevenção contra desastres. O tufão Roke surgiu pouco depois da tempestade tropical Talas, que deixou cerca de 100 pessoas mortas ou desaparecidas no oeste do Japão no começo deste mês.

A TEPCO disse que o tufão não causou danos à usina Nuclear de Fukushima.




Chuvas fortes

O tufão Roke, a segunda tempestade a atingir o Japão neste mês, gerou ventos de até 220 quilômetros por hora e provocou mais de 40 centímetros de chuvas em partes do leste e oeste do Japão, disse a Agência Meteorológica do Japão.

A tempestade cortou a energia fornecida para mais de 575.500 residências pela Tokyo Electric Power Co., e obrigou empresas como a Toyota Motor Corp, Nissan Motor e a Mitsubishi Heavy Industries a fechar algumas usinas, segundo representantes das companhias.

"Precisamos exercer o máximo de cautela contra as fortes chuvas e ventos e as altas ondas em amplas áreas no leste e norte do Japão", disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Osamu Fujimura, em coletiva de imprensa.



O Roke atingiu o continente próximo de Hamamatsu, 200 quilômetros a oeste de Tóquio, aproximadamente às 14h de terça-feira, atravessou o oeste do Japão antes de se deslocar para o norte da capital ao anoitecer.

Imagens na televisão mostravam ondas atingindo os quebra-mares na costa do Pacífico e árvores derrubadas nas ruas de Tóquio.

A Tokyo Electric, operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, localizada a 240 quilômetros nordeste de Tóquio e que foi destruída por um terremoto e tsunami massivos em março, disse que o tufão não havia causado danos à instalação.

"O maior motivo de preocupação é o aumento no nível de água (radioativa) nos prédios das turbinas", disse Junichi Matsumoto, representante da Tokyo Electric, em coletiva de imprensa.

Trens em Tóquio e nos arredores da cidade suspenderam seus serviços, deixando milhares de passageiros ilhados ao tentarem chegar cedo antes que a tempestade atingisse a capital.

(Reportagem de Yoko Kubota, Kiyoshi Takenaka, Linda Sieg, Tim Kelly e Osamu Tsukimori)


Um operário brasileiro, Hideki Kaseda de 41 anos, disse que não sentiu os efeitos fortes do tufão onde mora (Masuhiobara na província de Tochigi) e ainda disse:

"Mesmo com tsunami, terremoto, tufão, não tenho medo de ficar, e não penso em voltar para o brasil por conta disso. O único medo é em relação à usina nuclear"

força Japão! o/
Estamos contigo

0 comentários:

Postar um comentário