quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Japão quer "novo" Protocolo de Kyoto

O representante japonês na COP-17, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, reiterou a oposição do Japão no tocante a uma extensão do Protocolo de Kyoto de 1997. O Japão deseja uma nova estrutura que inclua todos os principais países emissores de gases poluentes.








Como o Protocolo de Kyoto tem seu prazo máximo até o final do ano de 2012, muitos países em desenvolvimento estão pedindo um prolongamento da data, na 17ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, que está em andamento em Durban, África do Sul. Já os países industrializados querem que países emergentes entrem para a lista, tal como a China.
Na terça-feira, o embaixador japonês para assuntos globais do Meio-Ambiente, Masahiko Horie, realizou sua primeira coletiva de imprensa paralelamente às negociações.
Horie destacou que apenas 26% do total global de emissões são controladas pelo Protocolo de Kyoto. Ele pediu por uma estrutura mais razoável e eficaz que inclua todos os grandes emissores. Horie também disse que o Japão iria oferecer assistência financeira e tecnológica aos países em desenvolvimento após a expiração do Protocolo de Kyoto.

Vários jornalistas perguntaram ao Horie como o Japão iria reduzir o seu índice de emissão após o incidente de 11 de Março. Horie respondeu que enquanto o governo central do Japão revisa suas futuras políticas energéticas, o objetivo a médio prazo do país de cortar as emissões em 25% em relação aos níveis de 1990 não foi alterado.


O Protocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CQNUMC, ou UNFCCC em inglês) na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Também reforça seções da CQNUMC.
Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.
Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55 países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004. - wikipedia

É isso minna, até mais!

1 comentários:

Q bom q o Japão esteja engajado na preservação do meio ambiente!!!
Uma ótima iniciativa q deveria ser seguida por todos!!!!!
bjs, meu ursinho carinhoso favoritoS2

Postar um comentário