quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Katsushika Hokusai

A Pedidos de amigos, vim lhes trazer aqui o meu trabalho de artes sobre um pintor que fez auto-retrato! Como amo o Japão, quando a professora nos passou o trabalho, pensei logo em procurar algum artista que havia feito um auto-retrato, mas que fosse japonês! Quem achei foi Katsushika Hokusai


Katsushika Hokusai (葛飾北斎) Nasceu no Vigésimo Terceiro dia do Nono mês do décimo ano do período Horeki (na contagem normal, por volta de outubro ou novembro de 1760) filho de uma artesã e de um fabricante de espelho (que possivelmente fabricava para o atual Shogun Tokugawa Ieharu (徳川家治) governava).
Hokusai começou a pintar por volta dos seus seis anos de idade, possivelmente aprendendo a arte de seu pai, cujo trabalho sobre espelhos também incluía a pintura de desenhos em torno dos espelhos.
Aos Doze anos de idade foi enviado por seu pai para trabalhar em uma livraria e biblioteca de emprestimos, um tipo de instituição popular nas cidades japonesas, onde os livros de leitura feitos blocos de madeira de corte eram um entretenimento popular das classes média e alta.
Aos 18 anos de idade foi aceito no estúdio de Katsukawa Shunshou. Shunshou era um artista de ukiyo-e, um estilo de gravuras e pinturas em bloco de madeira, e, por esse estilo que Hokusai ficou tão conhecido. Ukiyo-e, tal como praticada por artistas como Shunshou, focava em imagens de cortesãs e atores Kabuki que eram populares nas cidades do Japão naquela época.
Depois de um ano, o nome de Hokusai foi mudado pela primeira vez, quando ele foi apelidado Shunrou por seu mestre. Foi sob esse nome que ele publicou seus primeiros trabalhos, uma série de gravuras de atores Kabuki publicadas em 1779. Foi nesta época que ele pintou o quadro acima "Auto-retrato como pescador".


Hokusai casou-se com sua primeira esposa, de quem se sabe muito pouco, exceto que ela morreu no início de 1790. Ele iria se casar novamente em 1797, embora esta segunda mulher também morreu após um curto período de tempo. Ele teve dois filhos e três filhas com estas duas mulheres, e sua filha caçula, Sakae, também conhecida como Ooi, acabou por se tornar um artista como o pai.

Seu mestre, Shunshou veio a falecer em 1793 e Hokusai começou a explorar outros estilos de arte, incluindo estilos europeus que ele revelou através de gravuras de cobre francês e holandês que ele havia conseguido adquirir. Esse interesse pelos novos estilos de arte o fez ser expulso da escola. Este evento foi, em suas próprias palavras, fonte de inspiração: "O que realmente motivou o desenvolvimento do meu estilo artístico foi o constrangimento que sofri nas mãos de Shunkou"


Os trabalhos mais conhecidos de Hokusai são:

  • "Hokusai Manga", este trabalho é uma série de estudo de movimentos, expressões que Hokusai faz em suas viagens(O termo "manga" é utilizada de uma maneira diferente da maneira atual. Chama-se "manga" por se tratar de uma caricaturalização da realidade).
  • "As trinta e seis vistas do Monte Fuji", nesta série esta presente a gravura mais conhecida deste artista "A Grande Onda de Kanagawa".
  • "As Cem vistas do Monte Fuji" série publicada após sua morte.



Katsushika faleceu em 10 de Maio de 1849. Posteriormente, cópias de suas ilustrações foram levadas ao mundo ocidental, conta a lenda que Felix Bracquemont descobre algumas páginas do " Hokusai Manga" servindo como proteção para cerâmicas japonesas em um mercado local da França. O mesmo acontece com Manet. Hokusai foi um entre tantos artistas de Ukiyo-e que influenciaram movimentos da Europa como o Impressionismo, pós-impressionismo, e art nouveau. A esta influência é dado o nome de Japonismo.


É isso minna! Espero que tenham gostado do trabalho que fiz!
Eu explicando a história dele foi muito engraçado... não consigo ficar parado!! hehehe!
Até mais minna

3 comentários:

Ei, eu estava viajando aí tinha uma loja chamada NIHON na cidade, eu lembrei do seu blog na hora *o*

*0* Que legal *---*

Obrigado por sempre lembrar da gente *-*

[...] volta ao blog, um post sobre cultura japonesa! Já disse no blog sobre um famoso pintor de Ukiyo-e. Katsushika Hokusai foi i homem que pintou o quadro “A Grande Onda de Kanagawa”. Mas hoje, eu vou falar [...]

Postar um comentário