segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Especial História do Japão - Período Kamakura

Olá minna! Tudo bem?? Como prometido, Hoje, continuarei com o Especial História do Japão!

Peço desculpas por não terminar ontem, mas, é muita coisa para postar, e em um dia isso não daria...além do mais, eu tive que sair do Computador, pois minha mãe estava querendo jogar a maldita Paciência Spider FUUUU... te mato maaae e.e 


Durante o Período Nakamura, estabeleceu-se, pela primeira vez, um governo militar, dando inicio ao Feudalismo no Japão! No Período anterior (Heian), houve a disputa entre duas potências, a dos Heishis e a dos Guenjis, onde os Guenjis saíram vitoriosos. O motivo da derrota dos Heishis foi o abandono da diciplina militar, onde eles passaram a imitar os aristocratas. Pelo contrário, o Chefe dos Guenjis, Minamoto no Yoritomo, procurou se afastar de Kyoto e estabeleceu sua sede em Kamakura. Ele recebeu o título de Shogun (General), e para consolidar seu governo, criou uma diciplina militar, implantando também a moral característica do Feudalismo: Relação entre Senhor e Vassalo.

Nesta época foi quando o Japão foi atacado pelo primeiro "bando" que não fosse daquele país. Os Mongóis, que então dominavam a China, atacaram o Japão, mas numa época onde houve muitas tempestades... fazendo com que muitos barcos afundassem!


Com a formação do Governo, o poder executivo, que antes pertencia somente à corte imperial, passou às mãos de novos dirigentes. Mas, o Imperador e os Cortesãos, estavam sempre esperando um momento para reconquistar o poder! Quando o Shogun foi assasinado e Kamakura estava em plena "crise", o ex-Imperador Gotoba e seus famíliares, deram ordens para o povo. Porém, a "ética" de samurai ainda existia, fazendo com que eles se revoltassem contra a corte, para defender o Primeiro Shogun. 

Enquanto o Feudalismo se consolidava, no continente visinho (Na China), a dinastia Yuan, fundada pelos mongóis, alcançou o apogeu(ou ápice, ou topo) de seu progresso. Era governada pelo Kublai Khan, neto do Famosíssimo Genghis Khan. 
Em 1274, houve o primeiro ataque. A força expedicionária de Yuan, composta por cerca de 40 Mil homens, desembarcou na praia de Hakata, ao norte da ilha de Kyushu. Até essa época, o Japão nunca havia sido atacado por um inimigo que não fosse do mesmo país. Antes mesmo que os Yuan chegassem a causar um grande estrago no Japão, houve uma tempestade muito forte, que naufragou 200 navios de sua frota, e danificou o restante. Mesmo depois da "derrota", Kublai Khan não desistiu e enviou outro exército ao Japão, composto, desta vez, por 140 Mil Homens, distribuidos (por volta de) 4.400 Navios. Mas, desta vez, um Grande vento (Furacão) passou por eles, não sobrando nenhum. Estes Furacões foram chamados de "Kami Kaze" (Kami = Deus e Kaze= Vento Kami Kaze = Vento dos Deuses), criando um conceito que o Japão era um país protegido por Divindades! 

Os mongóis tentariam novamente, mas a morte de seu lider, Kublai Khan, acarretou na mudança da Política da China.

ficamos por aqui neste (gigante) post! Até daqui a pouco! 

0 comentários:

Postar um comentário