domingo, 28 de agosto de 2011

Moda Japonesa - Visual Kei

Olá minna, tudo bem?? Espero que sim!! Voltando com a Série de Moda Japonesa, vindo falar do Visual Kei, um movimento muito legal que surgiu no Japão como um Estilo musical em 1980!


O Visual Kei consiste em misturar diversos estilos de música, tal como um rock pesado com instrumentos clássicos (Violino, Viola clássica, Violoncelo e outros). O Movimento teve o seu auge 10 anos depois do lançamento (1990) quando algumas bandas, como X-Japan, começaram a adotar o Estilo e ficaram famosas. O Visual Kei sempre foi e sempre será um movimento dinâmico e com o tempo ele se adaptará!


O Visual Kei, tem várias Sub-divisões, porém elas não afetam na musicalidade e/ou qualidade da Banda.

Kotevi Kei

Esta sub-divisão do Visual Kei, foi uma das mais predominantes quando o Estilo chegou ao Auge. Dizem que o nome foi dado como um antônimo de "Soft Visual Kei". Kotevi Kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado por roupas Esplendorosas e vistosas! As Bandas que aderem a este estilo, ficam mais na cena indie (independente), com poucos grupos atuando como major. A Primeira fase de Dir En Grey é um exemplo de Kotevi Kei. Ainda dentro do Kotevi Kei temos que destacar o Kuro Kei e o Shiro Kei (preto e branco, respectivamente)¹ Onde o Primeiro é caracterizado por um som mais escuro e por composições rápidas, e o outro por ser voltado mais ao melodioso e composições que podem (ou não) serem chamadas de "limpas". A Banda responsável pela criação do Shiro Kei, pode se dizer que, foi Larc~en~Ciel, que, no começo de sua carreira, costumavam a se apresentar com que a cor branca fosse o destaque nas suas vestimentas. O Kotevi Kei também é chamado de "Kote Kei".



Kurofuku Kei

Como já diz no nome (Kuro), é um estilo formado cuja a base são as roupas pretas. Refere-se, principalmente, as bandas que surgiram no final da década de 1980, e na primeira metade de 1990, onde essas bandas possuíam um estilo mais obscuro, com possível referência ao Estilo Gótico. Dizem que Youka é a banda precursora deste movimento. Muitas bandas tentaram seguir o Kurofuku Kei, mas ele não foi lá um grande sucesso, porém muitas pessoas insistem nele! Ao Se Comparar com o Kotevi Kei, o Kurofuku usa pouca maquiagem, e esta, é voltada para uma idéia obscura.


Soft Visual Kei

Como o própio nome já diz, é um Visual Kei mais "calmo", sem tanta extravagância, sem muita maquiagem (normalmente eles só usam a base). Este estilo é o que mais possui fans homens. Estes surgiram com muita força no final da década de 1990, com diversas bandas atuando como major ou próximas a isso, muito diferente do Kote Kei, que vivia na cena indie. Um exemplo de banda que usa o Soft Visual Kei é a Janne Da Arc.


Oshare Kei

Nesta Sub-divisão as bandas procuram se vestir com roupas "fashion". Esses Grupos Se tornaram famosos por volta de 2002 à 2004, na cena indie, quando a influência do Kote Kei começou a cair (Por exemplo a Banda Dir en Grey se distanciar do Kotevi Kei).  No Oshare Kei é comum ouvir musicas mais Pop e mais "coloridas" (não, não colorido como o Restart ou Cine...) do que as outras bandas. Bandas que Tocam/tocavam no estilo Oshare Kei são An Cafe e Charlotte, por exemplo!


Koteosa Kei

Tornou-se popular a partir de 2005 e é chamado/rotulado de um estilo para qual o Oshare Kei tivesse evoluído. Tanto pela Aparência quanto pela música, pode-se acreditar que é uma Fusão entre o Oshare com o Kotevi Kei. Um Exemplo de banda é o LM.C


Iryou Kei

Nome dado às bandas que chegaram a usar aparência que remete a uma atmosfera médica, como roupas de hospital, gazes ou curativos de olhos. Pode-se citar como exemplos PIERROT, MALICE MIZER e La'Mule. Até mesmo no cinema e na literatura há casos de obras que usaram cenários escuros como os que existem nos hospitais, e estas bandas chegaram a utilizar tais elementos para representar sua música nesta atmosfera. As composições seriam obscuras e remeteriam a locais sombrios e úmidos. -por wikipedia



Basicamente este é o Visual Kei.

É isso minna, já já um post sobre um Show de uma banda Visual Kei! xD

0 comentários:

Postar um comentário