terça-feira, 9 de agosto de 2011

Especial História do Japão - Período Sengoku

No fins do período de Muromachi, a vida dos lavradores se tornava cada vez mais difícil, pois o governo aumentou a cota dos tributos, e eles não podiam mais viver naquelas condições. Iniciou-se então algumas manifestações de camponeses contra os governantes, houve uma Rebelião!
O inicio desta se deu em 1485, na Região de Kyoto. Todos os camponeses de 15 a 60 anos participaram do motim para boicotar os tiranos da época Feudal no Japão! Outros lavradores, de outras regiões, ao saberem destas manifestações, começaram, também, a defender seus direitos. Muitas das manifestações foram lideradas por Ex-Samurais e intelectuais.

Também houve a introdução da arma de Fogo, trazida em 1543 por um navio português, que vinha da Tailandia com destino a China, porém uma pequena tempestade fez com que ele fosse levado à costa Japonesa. Foi a primeira vez que os Europeus pisavam em solo Nipponico.
Os Japoneses ficaram impressionados ao ver aquelas pessoas de fisionomia e trajes diferentes dos deles, e ficaram assustados, quando os portugueses fizeram a demostração do uso da Espingarda. Os Japoneses da época pensavam que eles tinham poderes mágicos. Existe um documento escrito, onde diz a descrição da arma e o nome de dois portugueses: Francisco e Crista da Mota.
Anos depois, a arma de fogo passou a ser conhecida no país inteiro e com o nome de Tanegashima.


Com a chegada dos Lusitanos, que eram Cristãos, foi introduzido no Japão também (assim como eles fizeram com os indios do Brasil) em 1549, isto é, seis anos após a entrada das armas de fogo. Ela foi introduzida em Kagoshima, sul de Kyushu, pelo Padre Francisco Xavier. Neste mesmo ano, o Pe. Xavier conheceu um jovem japonês chamado Yajiro, do qual obteve informações sobre o Japão, Yajiro viveu com os Portugueses e sabia falar um pouco da nossa lingua. Padre Xavier traçou um plano de Catequização que deveria ser aplicado no Japão. Ele disse à uma carta enviada a Roma:

"Os Japoneses obedecem e seguem os seus superiores. Portanto, conseguindo converter os senhores de cada feudo, a fé cristã divulgar-se-á automaticamente entre o povo. Bem por isso, procurarei primeiramente converter os Senhores feudais. Como o Japão é terra de xintoistas e de budistas, precisa-se ter muita precaução no início da catequização para que o povo não perceba que o Cristianismo é uma religião completamente diferente da dele. Inicialmente, é preciso convencer aquela gente de que o Cristianismo também faz parte do ensinamento de Buda."
Tendo como Guia e Intérprete Yajiro, o Pe. Xavier conseguiu a autorização de Shimatsu, o Senhor de Kagoshima, e iniciou sua catequese, como se fosse um monte budista. Permaneceu 2 anos e meio no Japão e partiu em sua missão à China, onde veio a falecer anos depois. Mas sua estadia no Japão fez com que deixasse o Cristianismo na terra das Cerejeiras.

Próximo post - Período Edo

0 comentários:

Postar um comentário