quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Usinas Nucleares Pretendem Construir Quebra-Mares

Boa tarde minna! Tudo bem? Espero que sim. A noticia que trago hoje sobre o Japão é que as Usinas Nucleares resolveram, em respostas aos protestos que vinham acontecendo (clique aqui).

Como exemplo do Acontecido com Fukushima 1, a primeira Ideia deles foi criar quebra-mares próximos às usinas. De 54 usinas nucleares presentes no Japão, 45 já planejam construir. Dizem que a construção irá terminar por volta da primavera do ano que vem, ou então, no mais tardar, em volta de 2015.

Após esse plano de construção, já tem uma usina que iniciou a construção dos quebra-mares. A parede tem 4 metros de altura, 700 metros de comprimento e está alicerçada a um nível de 11 metros de altura em relação ao nível do mar.
A Companhia de Energia Elétrica de Hokuriku tenciona instalar um novo portal de drenagem para minimizar os danos às instalações da usina, caso a água do mar suba para acima do quebra-mar inundando a usina. Outras medidas de emergência para segurança serão adotadas pela companhia, incluindo a instalação de uma bomba extra para o resfriamento dos reatores com água do mar e uma fonte de eletricidade para operar uma válvula que ventilaria o vapor da água para fora do local dos reatores.

A companhia tenciona terminar a construção até o final de março de 2013.



O Que é um Quebra-mares ?



Um quebra-mar ou talha-mar é uma estrutura costeira que tem por finalidade principal proteger a costa ou um porto da ação das ondas do mar.
A estrutura de defesa costeira que se dispõe transversalmente em relação à costa e tem como função a retenção de sedimento de forma a impedir a erosão costeira é designada de espigão em Portugal, e de esporão no Brasil. As estruturas que tenham como função assegurar a manutenção de uma barra navegável chamam-se de molhes.
Existe uma diferença fundamental em hidráulica marítima entre quebra-mar, espigão marítimo, dique e molhe. Um quebra-mar possui as duas extremidades dentro d'água, enquanto que um dique possui sempre as duas pontas na terra, e um molhe possui uma extremidade em terra e outra no mar. Apesar desta clara distinção, é muito comum entre leigos a confusão destes termos.
Quebra-mares são normalmente calculados para uma determinada altura de onda com um período de retorno especificado, por especialistas em engenharia hidráulica, recorrendo a modelos físicos e/ou matemáticos.
 - fonte wikipedia

Imagem de Um Quebra-Mar

Ficamos por aqui minna, até mais

0 comentários:

Postar um comentário