quarta-feira, 6 de julho de 2011

Receita! Ramen

Pois é, como disse, o segundo post, meu, de hoje seria uma Receita!
Receita escolhida por @_okashii ! Siga ela no TWITTER.

Ramen, vocês devem estar ser perguntando

Galera minima que lê o Blog - "o que diabos seria um Ramen?"


Pois é, aqui no Brasil conhecido como Kinojo Miojo, o Ramen foi criado no japão em 28 de Agosto de 1958, com o nome de Chiken Ramen (Miojo sabor galinha).

Para Fazer o Ramen, você necessitará de :


- 3/4 de copo americano de farinha de trigo, e mais um bocado
- 1 ovo
- mais ou menos 3/4 de colher de sopa de sal (ou a gosto)
- mais ou menos uma colher de sopa de água (dependendo da farinha e da umidade)

Obs.: Você poderá fazer o dobro, ou quadruplo, ou quantas vezes você quiser, mas lembre-se : Ficará mais dificil de bater.

1º junte todos os ingredientes secos numa tigela, e depois faça um buraco no centro. Numa outra vasilha, junte a água e o ovo (de preferência tire a “pelinha” da gema) e bata. Coloque essa mistura no buraco feito e lentamente misture os ingredientes.

2º agora que seus ingredientes estão juntos, amasse a massa com a mão. A massa deve ser mais durinha que a uma massa de pão. A massa estará pronta quando não estiver mais grudando na mão. Para ter certeza do ponto, você deve levantar a sua mão e a massa deve cair em um segundo. Se ela estiver muito grudenta, coloque mais farinha e se estiver muito dura coloque um pouco d’água (e esse um pouco é um quase nada!). Agora amasse, bata, espanque, sufoque, dance com ela (sério! uma das maneiras que os japoneses amassam essa massa é pisando nela!). Depois de verificar se está certo, faça uma grande bola com ele

3º você deve deixar a massa descansar para conseguir fazer um macarrão fininho. Coloque a massa envolta em um pano de prato úmido (ou seja, nem muito seco nem muito molhado…), por pelo menos 30 minutos em dias quentes e 2 horas em dias frios.

4º se você está fazendo mais de uma receita, separe a massa no numero de receitas que fez (ou seja, se fez duas receitas, separe em 2, 3 receitas e 3 e assim em diante). Polvilhe farinha de trigo em uma superfície limpa e um pouco envolta da massa e, com um rolo de macarrão ou uma garrafa, abra a massa. Se conseguir, deixe a massa com um milímetro de espessura (isso no olhometro, tá?). Se a massa começar a grudar, espalhe um pouquinho de farinha, e se ela começar a “querer voltar ao seu estado original”, espere um ou dois minutos e abra a massa novamente

5º a faca que você vai cortar tem de estar afiada, se não corre o risco de estragar tudo. Coloque mais farinha em cima da massa, para que a faca não grude no macarrão. Dobre a massa no meio, e não se preocupe com a quantidade grade de farinha, já que quando for cozinhar ela vai ficar na água! Agora comece a cortar a massa do tamanho que quiser, e ainda se quiser colocar mais farinha coloca (não vai doer nada, e é melhor ser precavido). Depois de terminar de cortar, dê uma mechidinha no macarrão para ele não grudar. Se ainda estiver muito inseguro, mais farinha!

6º a água deve estar fervendo na hora que você colocar o macarrão, e antes de colocar coloque um pouco de sal nela. Ah! E a quantidade de água é um pouco superior do que você colocaria num Miojo… depois de colocar o macarrão, mecha ele de leve com um pauzinho (ou se não tiver com um garfão). Quando o macarrão começa a flutuar na água (isso mesmo, quando você coloca ele afunda), está na hora de tirar. Se o macarrão estiver fininho, o tempo de cozimento é cerca de 4 minutos. Você também pode cozinhar alguns legumes ou carnes junto do macarrão. Coloque para escorrer

7º como molho você pode soltar a imaginação. aconselho você a usar um pouco de pózinho de caldo de galinha (isto é, Knor) ou molho de seja (isto é, Miso, que é o que um bom oriental usaria), ou ainda o pózinho de Miojo em casos extremos. Algum caldo que saiba fazer também vai bem com a massa. Carne e legumes são precisos num rámen. E se quiser aproveitar a massa em outros pratos, bacana.

Até o proximo post! 

0 comentários:

Postar um comentário